domingo, janeiro 28, 2007

Pieter Codde


"Blasé", c. 1630

Pieter de Bloot


"Gregório e seu Amo", 1630

Maria Helena Vieira da Silva


"A Partida de Xadrez", 1943.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

A América a Caminho do Fascismo, capítulo XXI

"Heat Ray - A arma revolucionária [SIC] do Pentágono


O Departamento da Defesa norte-americano (Pentágono) apresentou ontem um novo e "revolucionário" sistema de defesa destinado a controlar multidões e a repelir ataques em grupo. O Active Denial System, também conhecido por Heat Ray, consiste no disparo de um feixe de energia que provoca uma sensação intensa de queimadura, suficiente para paralisar os movimentos do inimigo, sem contudo provocar danos permanentes nos indivíduos atingidos.O desenvolvimento do Heat Ray durou mais de uma década e custou cerca de 60 milhões de dólares. O primeiro protótipo de arma construído com base no novo sistema chama-se Silent Guardian (Guardião Silencioso). Consiste numa espécie de grande antena rectangular, semelhante a uma parabólica montada num veículo militar Humvee, que direcciona um raio electromagnético invisível com alcance de mais de 500 metros."

Público, 26 de Janeiro de 2007.

Era com o Heat Ray que Carlos I contava. Não chegou a tempo. Que pena.
Era esta a arma com que contava Jorge III. Não chegou a tempo. Que pena.
Com esta arma contava Luis XVI. Não chegou a tempo. Foi pena.
Se Nicolau II tivesse o Heat Ray. Mas não tinha. Que pena.
Que pena o Marcelo Caetano não ter acesso ao Heat Ray. Que pena.
As multidões americanas sabem agora com o que contar. Manifestações, só de apreço pelo líder. Os descontentes, os indignados, os desempregados, é favor ficarem em casa, como átomos bem comportados.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Beautiful People # 14


Ryszard Kapuscinki
(4 de Março de 1932 - 23 de Janeiro 2007)

The The - This is the Day

segunda-feira, janeiro 22, 2007

La polla records - No somos nada

Queridos amiguitos, en este mundo todo esta bajo control...
¿todo? ¡No! Una aldea poblada por irreductibles galos
resiste ahora y siempre al invasor con una poción magica
que los hace invencibles: el cerebro

Somos los nietos de los obreros que nunca pudisteis matar,
por eso nunca, nunca votamos para la Alianza Popular,
ni al PSOE ni a sus traidores ni a ninguno de los demas
Somos los nietos de los que perdieron la Guerra Civil
¡No somos nada!
¡No somos nada!

Somos los nietos de los obreros que nunca pudisteis matar,
No somos punk, ni mod, ni heavy, rocker, ni skin, ni tecno
Quréis engañarnos, pero no podéis; tampoco tenemos precio
Vosotros veréis qué hacéis, nosotros ¡ya veremos!
¡No somos nada!
¡No somos nada!

Somos los nietos de los obreros que nunca pudisteis matar
Somos los nietos de los que perdieron la Guerra Civil
Somos los nietos de los obreros que nunca pudisteis matar
Somos los nietos de los que perdieron la Guerra Civil
¡No somos nada!
¡No somos nada!

Quieres identificarnos, tienes un problema (4x)

The Clash - Spanish Bombs

Spanish songs in Andalucia
The shooting sites in the days of 39
Oh, please, leave the ventana open
Federico lorca is dead and gone
Bullet holes in the cemetery walls
The black cars of the guardia civil
Spanish bombs on the costa rica
Im flying in a dc 10 tonight

Chorus
Spanish bombs, yo te quiero infinito
Yo te quiero, oh mi corazn
Spanish bombs, yo te quiero infinito
Yo te quiero, oh mi corazn

Spanish weeks in my disco casino
The freedom fighters died upon the hill
They sang the red flag
They wore the black one
But after they died it was mockingbird hill
Back home the buses went up in flashes
The irish tomb was drenched in blood
Spanish bombs shatter the hotels
My señoritas rose was nipped in the bud

Chorus

The hillsides ring with free the people
Or can I hear the echo from the days of 39?
With trenches full of poets
The ragged army, fixin bayonets to fight the other line
Spanish bombs rock the province
Im hearing music from another time
Spanish bombs on the costa brava
Im flying in on a dc 10 tonight
Spanish songs in Andalucia, mandolina, oh mi corazon
Spanish songs in granada, oh mi corazon

sábado, janeiro 20, 2007

Gosto de Ti Quando Estás Só # 13


Matt Stuart

sexta-feira, janeiro 19, 2007

A Esfinge de Serralves

Era boa moça a Esfinge. Mas
desde que se virou para as artes
plásticas, está cada vez mais pedante.
Agora, todos os Outonos propõe
uma nova colecção de pueris
enigmas à paciência de Édipo:

instalações profundamente
literárias, de ca-rá-cá-cá,
charadas de latão, diagonais
divertimentos, videojogos.
Tudo de bom para uma plateia
de retardados emocionais.

A sorte dela é que o rapaz
está cada vez mais inteligente.
De um guardanapo sujo arranca
ele uma catedral de três naves
com rosáceas, pináculos, vitrais
e não sei se campanários. Assim
não admira que se pague tanto
por um guardanapo sujo.
Talento, a Édipo, não falta.


Já das Esfinges, só podemos
lamentar que tenham perdido
o revigorante costume de se
precipitarem para a morte,
sempre que Édipo adivinha
o que lhes vai na cabecita.

Galeria de Fantasmas # 4


Unidentified Woman, c. 1850-60

Margaret Bourke-White


Standard of Living

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Grandes Manchetes de Amanhã # 8 (2018)

Policy Review, October 5, 2018

By Greil Marcus

George W. Bush, the 43rd president of the United States, died today at Methodist Hospital in Houston, Texas. He was 72. The cause of death was announced as heart failure.


Mr. Bush's always controversial presidency left behind a changed nation and a changed world. Taking office in 2001 after a disputed election settled only by a 5-4 decision by a bitterly divided Supreme Court, and decisively reelected in 2004, President Bush led the United States into four wars, oversaw the dismantling of Social Security and Medicare, and enforced a drastic shrinking of elementary, secondary, and collegiate education. He spearheaded the transformation of President Bill Clinton's budget surpluses of 1999 and 2000 into permanent deficits of more than a trillion dollars a year, thus profoundly reducing the amount of capital available to address the needs of the vast majority of citizens and inhibiting the creation of new jobs with any promise of advancement or financial security, while at the same time pursuing tax reductions that increased the differences between the income and assets of, in his own terminology, "owners" and "pre-owners" of "the American ownership society" to extremes almost beyond measure. When he left office, taxation of personal and corporate incomes, while still legally extant, had been effectively replaced by a new payroll tax, so that almost all investment, inheritance, and interest income was left tax-free. "Those with the greatest stake in America," President Bush often said throughout his second term, "have the greatest stake in defending it. Thus we as a nation must do all that we can to ensure that the commitment of those with the greatest stake to the rest of us, a commitment on which our freedom and security rests, only grows greater."

Adding to Mr. Bush's statutory and administrative economic policies were a series of decisions by the "Bush Court," as the Supreme Court was known after 2005, when in that year Mr. Bush replaced three retiring members with very conservative justices (a fourth was replaced in 2006), depriving government regulation of corporations and the environment of any legal basis--decisions which many analysts considered more significant than the repudiation by the Bush Court of previous decisions upholding a woman's right to privacy in the matter of abortion and certain applications of affirmative action. Even with the Bush Court seated, however, the Republican-controlled Congress that Mr. Bush enjoyed throughout his presidency repeatedly passed legislation removing issue after issue from the purview of the state and federal courts, including questions of freedom of speech, freedom of the press, the right to assemble, and the right to trial by jury. Despite these prohibitions of judicial review, the government, under Mr. Bush, did not press for any legislation curtailing what had previously been referred to as "First Amendment freedoms," but simply refrained from challenging such legislation passed by many states, rather filing supportive briefs before the Supreme Court when such measures were contested. Ultimately the reversal of the series of 20th-century Supreme Court decisions subjecting the states to the Bill of Rights, long-sought by certain conservatives, was achieved not de jure but de facto. "The press is legally free," the former New York Times columnist Frank Rich put it in 2007, writing in his online journal Thatsrichbrother.com. "It merely refrains from practicing freedom." Some said the same of the nation as a whole; others said the country was freer than it had ever been.

Mr. Bush was born in New Haven, Connecticut, on July 6, 1946, and raised in Houston and Midland, Texas, where his father, the former President George H. W. Bush, began his careers in oil and politics. Mr. Bush attended Andover Academy and graduated from Yale University in 1968. During the Vietnam War he was a member of the Texas Air National Guard, known at the time as a safe haven from combat duty; whether Mr. Bush did in fact fulfill his military obligations became a subject of dispute during his second election campaign. In 1975 Mr. Bush graduated from Harvard Business School and began careers in oil and politics in Texas; neither flourished. Though he married the former Laura Welch in 1977 and fathered twin daughters Jenna (named for Mrs. Bush's mother) and Barbara (named for Mr. Bush's mother) in 1981, Mr. Bush's life through his early 40s was characterized by business failures, accusations of insider trading, reports of silent bailouts, and self-confessed "drinking." (Mr. Bush claimed to have renounced drinking--the word alcoholism was never used--the day after his 40th birthday, as the result of divine intervention and an act of will.) He became a public figure in 1989 when, through a questioned investment, he became part of the consortium that bought the Texas Rangers baseball franchise; his title as managing partner produced an impression of competence and good humor. In 1994 Mr. Bush ran for governor of Texas and proved himself a first-rate campaigner. When he was elected, Texas was a bipartisan state; as Mr. Bush's advisor Karl Rove once said, "He charmed Democrats into riding on his strong back as he forded the river of discord." When Mr. Bush left office as president, the Texas government was all Republican.
Mr. Bush was a politician opponents underestimated at their peril, and throughout his career his opponents did just that. He cultivated an aura of know-nothingness, of "a fine disregard" of inconvenient facts or opinions, but he was devastating on the attack, able to present himself as an ordinary man outraged by the self-superiority of whoever might be opposing him at any time and on any issue. Even as president, before the al Qaeda terrorist attacks on Washington, D.C., and New York City, in 2001, he was not always taken seriously by political commentators or the public at large; after that event he became a heroic figure, standing in defense of the United States as if that historic responsibility were his alone.

He launched an assault against Afghanistan, where al Qaeda had its headquarters and training grounds, weeks after the 2001 attacks, leading to the immediate fall of the totalitarian Islamic regime of the Taliban, which had given al Qaeda sanctuary. Though Osama bin Laden, the leader of the worldwide Islamist movement, escaped capture, his forces were severely weakened and scattered; during Mr. Bush's first term there was, against all expectations and predictions, no further terrorist attack on American soil. Arguing that Saddam Hussein's government in Iraq was a center of terrorist plotting and a repository of terrorist weaponry, from what turned out to be nonexistent chemical and biological arms to equally chimerical nuclear technology, Mr. Bush in 2003 led a limited international coalition into Iraq and replaced Mr. Hussein with an occupying force, which over the next year was pushed back into consistently shrinking enclaves in the face of a fierce insurgency. Following his reelection in 2004, Mr. Bush ordered the destruction of the cities where the insurgents were thought to be concentrated; though the cities were destroyed, the insurgency continued. Mr. Bush then pressed on to Iran and North Korea, which he had identified as "rogue states."

With U.S. Armed Forces tied down in Iraq, Mr. Bush turned to what critics called a "private army subject to no law and operating at the whim of a single individual"--that is, to large numbers of private contractors employed by U. S., Serbian, Nigerian, and Saudi corporations--to launch land, sea, and air attacks meant to destroy nuclear facilities in both Iran and North Korea. While the Afghan and Iraqi armies and governments had collapsed almost at the first sign of American assault, the Iranian and North Korean invasions were beaten back by sustained resistance and, in North Korea, the use of explosives that Mr. Bush denounced as "tactical nuclear weapons," though this was later proved not to be the case. Nonetheless Mr. Bush then ordered what he described as "pinpoint" nuclear attacks on the nuclear sites in Iran and North Korea, which, while achieving their goals, also led to the One-Day War, a nuclear exchange between India and Pakistan that left Bombay and Karachi in ruins and led to the fall of the governments of both countries, and to the withdrawal of the American-led coalition forces from Iraq. The result was the series of still-continuing civil wars throughout the Middle East and the Indian subcontinent that, while involving no unconventional weapons since 2006 have, according to the United Nations, caused the deaths of 12 million people and the displacement of millions more. Mr. Bush's claim in action if not in words that the United States retained an international monopoly on the legitimate use of force left allies such as Great Britain and alliances such as NATO crippled; it also left the United States at least formally unchallenged.

It was often said, during Mr. Bush's first term, that he saw himself as a messianic figure, ordained by God to carry the flag of freedom ("God's gift," in Mr. Bush's words, "to every individual") to the corners of the earth, and that the wars in Afghanistan and Iraq, at least, were part of a crusade of transcendent significance. After Mr. Bush's reelection, it was increasingly argued that his wars were a diversionary and obfuscatory tactic meant to raise Mr. Bush's standing, and the power of the Republican Party both in Congress and in the states, solely for the benefit of Mr. Bush's domestic agenda, and that, as the poet Donald Hall wrote, "it was the United States itself that was the true object of conquest." While that is a matter for history to settle (when, as Mr. Bush himself once put it, "we'll all be dead"), few would dispute that Mr. Bush left the United States if not conquered then irrevocably changed--and, according to the American novelist Philip Roth, who in 2008, cited by the Swedish Academy as "the voice of a lost republic," was awarded the Nobel Prize for literature, "less a nation governed by its citizenry, where each of us has one vote, than a stock exchange owned by its shareholders, according to the number of their shares."

Mr. Bush's Republican Party had, during his time in office, so effectively marginalized the opposition Democratic Party that it all but ceased to function in many states. After the suspension of the filibuster rule in the U.S. Senate, the remaining 45 Democratic senators were unable to block any of Mr. Bush's appointments to the federal courts or the executive branch of government. The Republicans had so successfully supported Mr. Bush as an infallible and irreplaceable leader that he came to seem, in fact, irreplaceable. There was no figure in the party who did not appear diminished as soon as his or her name was mentioned alongside of his, and the notion of any ordinary Republican actually succeeding Mr. Bush became, in the words of William Kristol, editor of the conservative journal the Daily Standard, "unthinkable." Thus was the strategy devised to introduce a constitutional amendment to remove the requirement in Article 1 that no one could be elected president were he or she not native born, supposedly to permit the presidential candidacy of the native-born Austrian Arnold Schwarzenegger, the enormously popular and skillful governor of California and the one Republican other than Mr. Bush who did sometimes appear larger than life. It later transpired that the amendment was a ruse: When Democrats attempted to "poison" the amendment by proposing that all restrictions on who might become president be removed (the requirement that a president be at least 35 years old, the two-term limit), the Republicans immediately acquiesced, and as a result of the passage of the 28th Amendment in 2006 and its ratification by the states the next year, in 2008 Mr. Bush announced his candidacy for a third term. He was overwhelmingly defeated that November by former President Bill Clinton.

Mr. Bush's life after his presidency was marked by misfortune. He soon lost interest in his status as the standard-bearer of his party and its chief fundraiser; many believed he had again begun drinking, and in any case he seemed to spend most of his time at private clubs in Houston, where he established residence in 2010 after selling his property in Crawford, Texas. ("At least I won't have to cut that f--- brush again," Mr. Bush was heard to say after his last election.) Then on May 1, 2011, Jenna and Barbara Bush were killed in a drunken driving accident in New York City, an incident that also took the lives of seven other people, four of them friends of the Bush daughters. Rumors that a Bush family friend attempted to bribe the police to report that a person other than Jenna or Barbara Bush was driving (the body of Barbara Bush was in the driver's seat) were never confirmed. Four years later, in 2015, Laura Bush, like her father, died of Parkinson's disease; she was 68. After a period of mourning, Mr. Bush announced that, to find his way back into "productive service" and "do God's will," he would welcome the opportunity to act as commissioner of baseball. But while Commissioner Bud Selig said that he would be honored to yield the position to Mr. Bush, he cautioned that the exigencies of the job would probably require him to remain in office "for another year, or maybe two," and the question was not raised again.

Mr. Bush was preceded in death by his sister Robin Bush, his brothers John "Jeb" Bush, the former governor of Florida, Neil Bush, and Marvin Bush, and his sister Dorothy Bush Koch. He is survived by his parents.

Ele há uma saída




























Cartazes: adbusters.org

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Nicolaes Maes


"Que Deus dê às Patroas paciência ", 1655.

Duane Michaels # 2


Beautiful People # 13


Italian Family, Ellis Island, 1904.
Foto de Lewis Hine

terça-feira, janeiro 16, 2007

Uma história tradicional judaica

O conto foi recolhido por Henri Gougaud numa antologia que em português teve o título de A Árvore dos Tesouros - Lendas do mundo inteiro (Gradiva), uma colectânea repleta de obras-primas anónimas e desconhecidas. A tradução é pobrezinha (desconheço quem a fez, pois no exemplar que tenho, comprado em 2ª mão, falta a página de rosto); mas se serviu para mim, também há-de servir para vós. Aí vai.


O CONTADOR DE HISTÓRIAS



Yacoub era pobre, mas despreocupado, feliz, livre como um saltimbanco, sonhando sempre mais alto do que a sua fronte. Em boa verdade, estava apaixonado pelo mundo. Porém, o mundo à sua volta parecia-lhe sombrio, brutal, seco de coração, de alma obscura, e ele sofria com isso. "Como", perguntava-se, "fazer com que seja melhor? Como trazer à bondades estes tristes vivos que vão e vêm sem olhar os seus semelhantes?" Ruminava estas perguntas pelas ruas de Praga, a sua cidade, vagueando e saudando as pessoas, que não lhe respondiam.

Ora, uma manhã, quando atravesava uma praça cheia de sol, teve uma ideia. "E se eu lhes contassse histórias?" pensou. "Assim, eu, que conheço o sabor do amor e da beleza, levá-los-ia seguramente à felicidade". Pôs-se em cima de um banco e começou a falar. Os velhotes, as mulheres, admirados, as crianças, pararam um momento a ouvi-lo, mas depois viraram-lhe as costas e prosseguiram caminho.

Yacoub, achando que não podia mudar o mundo num dia, não perdeu a coragem. No dia seguinte voltou àquele mesmo lugar e de novo lançou ao vento, com voz forte, as mais comoventes palavras. Outras pessoas pararam para o ouvir, mas em número menor do que na véspera. Alguns riram-se dele. Houve mesmo quem lhe chamasse louco, mas Yacoub não lhe deus ouvidos. "As palvras que semeio germinarão", pensou. "Um dia entrarão nos espíritos e acordá-los-ão. Tenho de contar, contar mais".

Teimou, pois, e dia após dia voltou à grande praça de Praga para falar ao mundo, contar maravilhas, oferecer aos seus semelhantes o amor que sentia. Todavia, os curiosos tornaram-se cada vez mais raros, desapareceram; e em breve Yacoub apenas falava para as nuvens, o vento e as silhuetas apressadas, que já só lhe lançavam uma olhadela de espanto à medida que passavam. No entanto, não desistiu.

Descobriu que não sabia nem desejava fazer outra coisa que não fosse contar as suas histórias elucidativas, mesmo que não interessassem a ninguém. Começou a dizê-las de olhos fechados, pela única felicidade de as ouvir, sem se preocupar se era ouvido. Sentiu-se bem e a partir de então só falava assim: de olhos fechados. As pessoas, temendo relacionar-se com as suas extravagâncias, deixaram-no só, com as suas histórias, e habituaram-se, assim que ouviam a sua voz ao vento, a evitar a esquina da praça onde ele se encontrava.

Assim se passaram anos. Ora, numa noite de Inverno, enquanto contava um conto prodigioso ao crepúsculo indiferente, Yacoub sentiu que alguém o puxava por uma manga. Abriu os olhos e viu uma criança que, fazendo uma careta engraçada, lhe disse, esticando-se nas pontas dos pés:
- "Não vês que ninguém te ouve, nunca te ouviu, jamais te ouvirá? Que diabo te empurrou a viver assim a vida?"
- "Estava louco de amor pelos meus semelhantes" - respondeu Yacoub. - "Foi por isso que no tempo em que ainda não eras nascido me veio o desejo de os tornar felizes."
O miúdo replicou:
- "Pois bem, pobre louco, e eles são-no?"
- "Não" - disse Yacoub, abanando a cabeça.
- "Por que razão teimas então? " - perguntou ternamente a criança, tomada de repentina piedade.
Yacoub reflectiu por instantes.
- "Eu falo sempre, é claro, e falarei até morrer" - disse. - "Dantes fazia-o para mudar o mundo."
Calou-se; depois o seu olhar iluminou-se, e acrescentou:
- "Hoje faço-o para que o mundo me não mude."

Cotação do Pobre Revista em Baixa

O jovem polícia Paulo Custódio foi ontem condenado a uma multa de 720 euros pelo homicídio do jovem ladrão de automóveis Nuno Lucas, ocorrido no Verão de 2002. Os juízes determinaram que houve negligência por parte do jovem polícia. Ficou provado que o jovem Custódio matou acidentalmente o jovem Lucas quando a sua arma disparou no momento em que assestava uma coronhada na nuca do jovem prevaricador. Devo confessar que não vejo muito bem que tipo de coronhada pode fazer com que uma bala se aloje na cabeça do coronhado, a menos que a cabeça deste tivesse uma forma pouco usual, em forma de L ou de estrela, por exemplo. Ou então, que a arma fosse de um modelo novo, um modelo no qual as balas saem pela coronha. Não sendo esse o caso, e nada na notícia nos revela qualquer anormalidade na cabeça de um ou na pistola do outro, penso que não é preciso ser grande especialista em balística para achar muito improvavél que uma coronhada (na nuca) possa gerar tais acidentes. À primeira vista dir-se-ia que em tal situação a bala tenderia a alojar-se na nuvem mais próxima, ou no corpo do polícia, ou no empedrado da rua. Mas não. Bala mágica, sem dúvida. 720 euros. Fica o aviso.

Outra notícia de ontem reforça esta ideia de que a cotação do pobre continua em baixa. A do ciclista atropelado no distrito de Beja e que só seis horas depois do incidente conseguiu chegar a um hospital lisboeta. Um vampiro ligado ao INEM, suponho que Presidente da coisa, não achou nada de anormal na situação. Segundo o homenzinho, quem deseja ser atropelado deve procurar fazê-lo na proximidade dos grandes centros urbanos, onde não faltam ambulâncias e hospitais. Quem insiste em ser atropelado no interior não pode esperar que haja "uma ambulância em cada esquina ou condomínio". Portanto, a culpa é de quem ainda não percebeu que o interior do país é para evacuar, é para ficar devoluto. Quem quer viver, em Portugal, tem 800 km de costa destinados para o efeito. Fora da linha costeira, é inútil esperar pela protecção do Estado. Já por isso é que os habitantes do interior do país estão isentos de pagar impostos. Ou não são esses?

Mas nem a costa é segura, nem a costa, para os pobres, como vimos no caso dos seis pescadores mortos há dias, a 50 metros da praia. Apesar de, nas palavras de um canalha ministerial, a Protecção Civil ter feito "tudo o que era humanamente possível", só 3 horas depois do SOS emitido dos pescadores é que houve disponibilidade para lhes enviar um helicóptero de salvamento. Salvar pobres pescadores não é, obviamente, uma prioridade para a Protecção Civil. Se o transe de afogamento junto à costa envolvesse o futebolista o Figo, algum filho de Ministro, ou o jovem Azevedo da Sonae, por exemplo, estou certo de que o "humanamente possível" daquele helicóptero ronceiro baixaria para os vinte minutos, ou assim. Mas não era ninguém importante. Apenas seis pescadores semi-analfabetos. Conclusão, se se quer aventurar junto à costa, tenha primeiro o cuidado de se tornar rico ou famoso. Obrigado.

sábado, janeiro 13, 2007

Gerard Terborch


"O sexo é bonito, filha, mas não numa praia, à noite, com dois nadadores-salvadores... Foi isso que te ensinámos?", Óleo sobre tela, 1655

Socialismo para os ricos, livre concorrência para os pobres

"In public services, we lag behind all the industrialized nations of the West, preferring that the public money go not to people but to big business. The result is a unique society in wich we have free enterprise for the poor and socialism for the rich. This dazzling inequity is reflected in our tax system where the man on salary pays more tax than the man who lives on dividends, who in turn pays more tax than the wheeler-dealer who makes a capital-gains deal."

Gore Vidal - United Sates, Essays 1952-1992

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Grandes Manchetes de Amanhã # 7 (2017)

"BEATIFICADA AZINHEIRA DE FÁTIMA "

Gosto de Ti Quando Estás Só # 12

"The truth was that from the beginning he courted not popularity but unpopularity as a mark of distinction."

Bernard Shaw

Beautiful People # 12


"There is not one human problem which could not be solved if people would simply do as I advise."
Gore Vidal

Mentira política e Justiça

Se há lugar onde a mentira é particularmente daninha e imperdoável, esse lugar é a esfera política.
De sistemas políticos autoritários não se espera senão a mentira, já que autoridade e hierarquia são em grande parte uma ficção (ver justificação mais adiante), ou seja, uma mentira de classe. Aliás, os poderes autoritários têm ao seu dispôr meios de persuasão mais brutais e mais eficazes do que a palavra, pelo que não se preocupam demasiado com a opinião pública.
Mas a democracia tem obrigação de a recusar, se nos é vendida como o governo de todos por todos (ou isso será já o anarquismo? Hum …) e se todos concordamos que a democracia não pode prosperar onde não existe confiança moral (não confundir com crédito intelectual).
No entanto, dificilmente se encontra pessoa mais mentirosa do que um demagogo. Em democracia, os políticos tendem a ver na mentira um mero instrumento de trabalho, tão inocente e fundamental como o telemóvel ou o spray para o mau hálito. Mas a mentira corrói irremediavelmente todo o sistema democrático. Pois a partir do momento em que se generaliza a certeza de que a política é o reino da mentira, a eleição de representantes políticos deixa de fazer qualquer sentido. E mais ainda quando verificamos que o político mente, não para nos proteger e aos nossos interesses (o que seria quase desculpável), mas para se proteger a si e aos interesses da elite que o financiou e financiará, se o menino se portar bem.

Profissionalmente, a mentira só devia ser tolerada nos médicos e nos padres; isto é, o tipo de mentira compassiva que nos diz que vamos durar mais cinco anos (quando não temos fígado para mais que três meses), ou que podemos morrer descansados porque “death is not the end” como parvamente canta Gavin Friday (a solo). Ou, outro exemplo, a mentira que tenta poupar uma criança ao conhecimento prematuro dos horrores da alma humana (porque “não, não é errado confundir as crianças com anjos”, como muito bem ensina Donny Smith ao cínico de serviço em Magnólia).
Mas a mentira concebida para nos proteger da censura pública, para esconder a mão que lançou a pedra, essa é infantil, cobarde e totalmente mesquinha. Na vida privada, a mentira é muitas vezes inevitável, e pode até ser benfazeja (se compassiva), mas na política (como na literatura ou na ciência), é não só detestável como desprovida de sentido.

A mentira transforma a democracia num território minado. Os ideólogos da Situação costumam justificar a sua necessidade com a sentença (falsa e mentirosa, claro) de que o ser humano é naturalmente (e por isso irremediavelmente) menor. É essa a astúcia dos intelectuais conservadores: pressupor (com agradável pessimismo) que o vulgo é por natureza fraco, egoísta, cruel, intolerante, preguiçoso, estúpido e demasiado ignorante para decidir o que é melhor para si. Uma tese (feliz coincidência!) muito conveniente para quem reivindica para si o papel de tutor de menores. Mas já se sabe que, nisso como noutras coisas, os intelectuais tendem a ser como o vulgo, acreditando sempre no que mais lhes convém.

(Continua)

quinta-feira, janeiro 11, 2007

LA MALCASADA

Me dices que Juan Luis no te comprende,
que sólo piensa en sus computadoras
y que no te hace caso por las noches.
Me dices que tus hijos no te sirven,
que sólo dan problemas, que se aburren
de todo y que estás harta de aguantarlos.
Me dices que tus padres están viejos,
que se han vuelto tacaños y egoístas
y ya no eres su reina como antes.
Me dices que has cumprido los cuarenta
y que no es fácil empezar de nuevo,
que los únicos hombres con que tratas
son colegas de Juan en IBM
y no te gustan los ejecutivos.
Y yo, ¿qué es lo que pinto en esta historia?
¿Qué quieres que haga yo? ¿Que mate a alguien?
¿Que dé un golpe de estado libertario?
Te quise como un loco. No lo niego.
Pero eso fue hace mucho, cuando el mundo
era una reluciente madrugada
que no quisiste compartir conmigo.
La nostalgia es un burdo pasatiempo.
Vuelve a ser la que fuiste. Ve a un gimnasio,
píntate más, alisa tus arrugas
y ponte ropa sexy, no seas tonta,
que a lo mejor Juan Luis vuelve a mimarte,
y tus hijos se van a un campamento,
y tus padres se mueren.

Luis Alberto de Cuenca

terça-feira, janeiro 09, 2007

Marcial

Se és pobre, serás sempre pobre, Emiliano.
Hoje as riquezas vão só para os que já as têm.

*

Amanhã começas a viver, dizes tu, Póstumo.
sempre amanhã, mas quando chega esse amanhã?
onde está ele? falta muito? onde se pode saber?
talvez esteja escondido entre Arménios e Partos?
esse amanhã já tem a idade de Príamo
ou de Nestor. e que preço tem?
amanhã vives, mas hoje, Póstumo, o dia já vai findando.
sábio é o que viveu a sua vida ontem.

(in Telhados de Vidro Nº 7, tradução de Alberto Pimenta.)

José Alberto Oliveira

CONTRA A IMPIEDADE DAS GERAÇÕES MAIS NOVAS


Quem vos pediu que, debaixo
de livros e cadernos, entre
o pó que se acamou no fundo do saco,
estivesse a caridade, ou mesmo

essa mistura instantânea
de ternura e egoísmo
que, servida fria, haverá de
parecer a adolescência?

Nessa manhã de Maio, às oito
e trinta, o estrugido das cigarras
está em ebulição perfeita.
Cantam todo o Verão e morrem

imprevidentes, segundo
o fabulista. Um camião
azul, que passou na rua,
intimidou as mais próximas,

um pombo julga-se solista.
De quem a culpa que observações
espúrias não possam ser um hino.
Do camião azul? Do que vos espera?

Beautiful People # 11


Piotr Kropotkine

Beautiful People # 10


Fernando Assis Pacheco

segunda-feira, janeiro 08, 2007

P. H. Emerson





East Coast Fishermen, 1886












1886

Galeria de Fantasmas # 3


George Bankart, 1887

Gosto de Ti Quando Estás Só # 11


Andreas Feininger, 1940

Duane Michaels


Who Am I

domingo, janeiro 07, 2007

Star System

Se o génio da lâmpada mágica quisesse um dia beneficiar-me com a sua aparição, a terceira coisa que eu lhe pediria, depois de uns sapatos de fivela e a cafeteira de Balzac, seria a mercê de fazer de mim um daqueles críticos de cinema que atribuem estrelinhas aos filmes que vêem; um estrelítico, portanto. Sempre me pareceu, essa, uma das profissões mais invejáveis que existe, e uma actividade para a qual me sinto profundamente dotado e vocacionado. Mas não tem sido essa, infelizmente, a opinião dos nossos directores de jornais; e depois de anos e anos acampado entre o telefone e a caixa do correio, confesso que já não tenho esperança de me ver chamado a cumprir esse sonho de uma vida inteira.Há dias, porém, levantou-se na espaçosa cúpula da minha caixa craniana uma voz fininha e aflautada, que me interpelou nos seguintes termos:
- Ouça lá, ó amigo. Por que é você não aproveita o espaço infinitamente branco do seu blogue para nele exercer a tal vocação estrelítica que tanto o obceca?
Foi como se um clarão tivesse rasgado o papel de cenário do meu entendimento. Sim, pensei, por que não? Mas logo uma sisuda objecção me ocorreu, e que não deixei de transmitir ao meu fantástico interlocutor
- Mas é que eu, vozinha - posso tratá-lo por vozinha?
- Não. Trate-me antes por Geraldo Sem Pavor.
- É que eu, Geraldo –
- Sem Pavor…,
- É que eu, Geraldo Sem Pavor, raramente vou ao cinema. Salas de espectáculos cinematográficos é coisa que visito duas ou três vezes por ano. Aliás, só saio de casa para comprar tabaco e para ver, no café mais próximo, os jogos do FCP na Liga dos Campeões … Assim, como hei-de botar estrelinhas a filmes que não vejo? Aconselhe-me, por favor, Geraldo Sem Pavor.
- Huumm, está portanto a dizer-me que não vê filmes.
- Só em vídeo, Sr. Geraldo Sem Pavor.
- Só em vídeo. Quer isso dizer que você só vê os filmes que toda a gente já viu, há meses ou anos atrás, é isso?
- É.
- Compreendo o seu dilema: para quê emitir sinaléticas de estrelas a pessoas que já fizeram, ou não, aquilo que as suas sinaléticas pretendiam sugerir que fizessem, ou não; a saber: irem ver, ou não, um dado filme? Contudo, parece-me que tenho a solução, o argumento, que poderá justificar a seus olhos (se não aos dos demais) essa tão desejada iniciativa.
- Oh, Sr. Geraldo Sem Pavor, diga-me já qual é esse argumento, e encontre neste seu criado um credor e um amigo vitalício, que a todas as partes do orbe onde se desloque (desde que coincidam com o café e a tabacaria mais próximas) levará na voz o encómio da grandeza de alma, da generosidade e da ciência de Geraldo Sem Pavor!
- Pois bem, dir-lhe-ei então. Desde que o mundo é mundo, um dos argumentos mais subtis e irrefutáveis que o ser humano concebeu para justificar as suas acções ou encorajar os seus desejos é o do Porque Sim.
- O Argumento do Porque Sim …
- Também conhecido pelo Argumento do Porque Assim o Quer a Minha Vontade e Se Não Gostas Pior Para Ti Cabrão de Merda.
- Só o conhecia na primeira formulação, Sr. Geraldo Sem Pavor, e devo reconhecer que, nesta sua segunda formulação, o Argumento me parece muito mais convincente. Diria até que o mesmo, assim formulado, ganha uma clareza e um poder de convencimento assaz formidáveis. Enfim, convenceu-me, Sr. Geraldo -
- Sem Pavor.
- Sem Pavor, estou-lhe imensamente grato. Diga-me, quanto lhe devo?
- Tudo.
- E haverá forma de abater um grão de areia ao deserto da minha dívida?
- Nada.
- Pronto, então ficamos assim.
- Ficamos.
- Boa noite.
- Adeus.
O leitor não precisa de ser diplomado em augúrios para adivinhar o contentamento em que fiquei após esta conversa com a benévola vozinha de Geraldo, e a alacridade com que de imediato me lancei ao trabalho de estrelar criticamente os filmes que vi ou revi ao longo do corrente ano.
Assim, para gáudio meu e benefício de ninguém, passei uma boa hora a alinhar num pelotão de condenados as trémulas películas de celulóide que me passaram pelos olhos recentemente, e a disparar sobre cada uma tiros de execução ou salvas de reconhecimento, conforme o excelente critério estético com que Apolo me favoreceu, dispondo-me agora a partilhar os seus resultados com os meus nove leitores.
Antes de começar, importa legendar convenientemente a simbologia utilizada. Assim:
* = Abaixo de Night Shyamalan, ou, Seis Meses de Prisão, no Mínimo, Para o Mixordeiro que Concebeu Este Veneno.
** = Abaixo de Manoel de Oliveira, ou, Como é Que se Pára a Porcaria do Vídeo? Mais Cinco Minutos Disto e Deixo de Conseguir Distinguir a Mão Direita da Esquerda.
*** = Woody Allan Standard, ou, Divertido e Estimulante, Não Achaste?
**** = Melhor que Citizen Kane, ou, Ficaste-me no Coração, Amor, e Gostava de te Ver Mais Vezes.
***** = Magnólia Standard, ou, Digam Lá Se o Cinema Não é a Maior das Artes, Carago!


VISTOS

E a tua mãe também – ?? *
Mundo Novo – T. Malick *
Minority Report – Spielberg **
Marnie – Hitchcock **
O Principio da Incerteza – M. Oliveira **
Gangs de Nova Iorque – Scorsese **
Felicidade – T. Solonds **
Riff-Raff – K. Loach **
A Decadência do Império Americano – D. Arcand **
Match Point – W. Allen ***
Cidade de Deus – F. Meirelles ***
Profissão: Repórter – Antonioni ***
American Splendor – Shari Berman & R. Pulcini ***
Human Nature – M. Gondry ***
O Filho – J. Pierre & L. Dardenne ***
The Big Fish – T. Burton ***
Demolition Man – M. Brambilla ***
Capturing the Friedmans – A. Jarecki ***
Auto da Compadecida – Guel Arraes ***
The Life Aquatic with Hector Zissou – W. Anderson ***
A lula e a baleia - ***

REVISTOS


O Fim da Aventura – N. Jordan **
Pixote – Hector Babenco ***
Crónica de um Verão – J. Rouch & E. Morin ****
As Invasões Bárbaras – D. Arcand ***
Mr. Ruggles – Leo McCarey ****
Voando sobre um Ninho de Cucos – Milos Forman ****
Stromboli – Rosselini *****
Tráfico – J. Botelho ****
Rosetta – J. & L Dardenne ****

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Samuel Beckett - Ohio Impromptu

Samuel Beckett - What Where II

Realização: Damian O'Donnell

Samuel Beckett - What Where I

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Joaquim Manuel Magalhães

O bronze da neve na primeira luz
corta nos teus dedos gretas de cieiro.
Deixemo-nos de imagens: não há sítios
sequer onde fugir à noite
do roupão da mãe, do ronco do pai,
ou pior do que isso. Não há
futuro senão numa fábrica,
num banco, numa escola de arredor.
Ou nem isso. Emprego aqui por poucos dias,
biscate além, uns escudos num qualquer engate.
Acabar na província. Com desejos
ocultados, copos de vinho, ervas
e começar a ter vinte anos
e não haver nada, nem uma cantiga.

Kenneth Koch

The Magic of Numbers--1

How strange it was to hear the furniture being moved around in the apartment upstairs!
I was twenty-six, and you were twenty-two.

The Magic of Numbers--2

You asked me if I wanted to run, but I said no and walked on.
I was nineteen and you were seven.

The Magic of Numbers--3

Yes, but does X really like us?
We were both twenty-seven.

The Magic of Numbers--4

You look like Jerry Lewis (1950).

The Magic of Numbers--5

Grandfather and grandmother want you to go over to their house for dinner.
They were sixty-nine, and I was two and a half.

The Magic of Numbers--6

One day when I was twenty-nine years old I met you and nothing happened.

The Magic of Numbers--7

No, of course it wasn't I who came to the library!
Brown eyes, flushed cheeks, brown hair. I was twenty-nine, and you were sixteen.

The Magic of Numbers--8

After we made love one night in Rockport I went outside and kissed the road
I felt so carried away. I was twenty-three, and you were nineteen.

The Magic of Numbers--9

I was twenty-nine, and so were you. We had a very passionate time.
Everything I read turned into a story about you and me, and everything I did was turned into a poem.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

The Smiths - This Charming Man

Bertold Brecht, ou de como um mau poeta é capaz de escrever o melhor poema do séc. XX (ou assim me parece hoje, 3 de Janeiro de 2007).

Aos que virão a nascer
I

É verdade, vivo em tempo de trevas!
É insensata toda a palavra ingénua. Uma testa lisa
Revela insensibilidade. Os que riem
Riem porque ainda não receberam
A terrivel notícia.

Que tempos são estes, em que
Uma conversa sobre árvores é quase um crime
Porque traz em si um silêncio sobre tanta monstruosidade?
Aquele ali tranquilo a atravessar a rua,
Não estará já disponível para os amigos
Em apuros?

É verdade: ainda ganho o meu sustento.
Mas acreditem: é puro acaso. Nada
Do que faço me dá direito a comer bem.
Por acaso fui poupado (Quando a sorte me faltar estou perdido.)

Dizem-me: Come e bebe! Agradece por teres o que tens!
Mas como posso eu comer e beber quando
Roubo ao faminto o que como e
O meu copo de água falta a quem morre de sede?
E apesar disso eu como e bebo.

Também eu gostava de ter sabedoria
Nos velhos livros está escrito o que é ser sábio:
Retirar-se das querelas do mundo e passar
Este breve tempo sem medo.
E também viver sem violência
Pagar o mal com o bem
Não realizar os desejos, mas esquecê-los
Ser sábio é isto.
E eu nada disso sei fazer!
É verdade, vivo em tempo de trevas!

II

Cheguei às cidades nos tempos da desordem
Quando aí grassava a fome
Vim viver com os homens nos tempos de revolta
E com eles me revoltei.
E assim passou o tempo
Que na terra me foi dado.

Comi o meu pão entre batalhas
Deitei-me a dormir entre assassinos
Dei-me ao amor sem cuidados
E olhei a natureza sem paciência.
E assim passou o tempo
Que na terra me foi dado.

No meu tempo as ruas iam dar ao pântano.
A língua traiu-me ao carniceiro.
Pouco podia fazer. Mas os senhores do mundo
Sem mim estavam mais seguros, esperava eu.
E assim passou o tempo
Que na terra me foi dado.

As forças eram poucas. A meta
Estava muito longe
Claramente visível, mas nem por isso
Ao meu alcance.E assim passou o tempo
Que na terra me foi dado.

(Tradução de João Barrento)

Luis Cernuda

BIRDS IN THE NIGHT


El gobierno francés, ¿o fue el gobierno inglés?, puso una lápida
En esa casa de 8 Great College Street, Camden Town, Londres,
Adonde en una habitación Rimbaud y Verlaine, rara pareja,
Vivieron, bebieron, trabajaron, fornicaron,
Durante algunas breves semanas tormentosas.
Al acto inaugural asistieron sin duda embajador y alcalde,
Todos aquellos que fueran enemigos de Verlaine y Rimbaud cuando vivían.

La casa es triste y pobre, como el barrio,
Con la tristeza sórdida que va con lo que es pobre,
No la tristeza funeral de lo que es rico sin espíritu.
Cuando la tarde cae, como en el tiempo de ellos,
Sobre su acera, húmedo y gris el aire, un organillo
Suena, y los vecinos, de vuelta del trabajo,
Bailan unos, los jóvenes, los otros van a la taberna.
Corta fue la amistad singular de Verlaine el borracho
Y de Rimbaud el golfo, querellándose largamente.
Mas podemos pensar que acaso un buen instante
Hubo para los dos, al menos si recordaba cada uno
Que dejaron atrás la madre inaguantable y la aburrida esposa.
Pero la libertad no es de este mundo, y los libertos,
En ruptura con todo, tuvieron que pagarla a precio alto.
Sí, estuvieron ahí, la lápida lo dice, tras el muro,
Presos de su destino: la amistad imposible, la amargura
De la separación, el escándalo luego; y para éste
El proceso, la cárcel por dos años, gracias a sus costumbres
Que sociedad y ley condenan, hoy al menos; para aquél a solas
Errar desde un rincón a otro de la tierra,
Huyendo a nuestro mundo y su progreso renombrado.
El silencio del uno y la locuacidad banal del otro
Se compensaron. Rimbaud rechazó la mano que oprimía
Su vida; Verlaine la besa, aceptando su castigo.
Uno arrastra en el cinto el oro que ha ganado; el otro
Lo malgasta en ajenjo y mujerzuelas. Pero ambos
En entredicho siempre de las autoridades, de la gente
Que con trabajo ajeno se enriquece y triunfa.
Entonces hasta la negra prostituta tenía derecho de insultarles;
Hoy, como el tiempo ha pasado, como pasa en el mundo,
Vida al margen de todo, sodomía, borrachera, versos escarnecidos,
Ya no importan en ellos, y Francia usa de ambos nombres y ambas obras
Para mayor gloria de Francia y su arte lógico.
Sus actos y sus pasos se investigan, dando al público
Detalles íntimos de sus vidas. Nadie se asusta ahora, ni protesta.
"¿Verlaine? Vaya, amigo mío, un sátiro, un verdadero sátiro.
Cuando de la mujer se trata; bien normal era el hombre,
Igual que usted y que yo. ¿Rimbaud? Católico sincero, como está demostrado."
Y se recitan trozos del “Barco Ebrio” y del soneto a las “Vocales”.
Mas de Verlaine no se recita nada, porque no está de moda
Como el otro, del que se lanzan textos falsos en edición de lujo;
Poetas mozos de todos los países hablan mucho de él en sus provincias.
¿Oyen los muertos lo que los vivos dicen luego de ellos?
Ojalá nada oigan: ha de ser un alivio ese silencio interminable
Para aquellos que vivieron por la palabra y murieron por ella,
Como Rimbaud y Verlaine. Pero el silencio allá no evita
Acá la farsa elogiosa repugnante. Alguna vez deseó uno
Que la humanidad tuviese una sola cabeza, para así cortársela.
Tal vez exageraba: si fuera sólo una cucaracha, y aplastarla.

Hill & Adamson






























1845-1846

Memento Mori # 2


"A fotografia tem algo a ver com a ressurreição" (R. Barthes)

Roland Barthes


















"Aquilo que a fotografia dá como alimento ao meu espírito (que é insaciável) é, através de um acto breve cujo abalo não pode provocar o devaneio (é talvez a definição do satori), o mistério simples da concomitância. Uma fotografia anónima representa um casamento (em Inglaterra): vinte e cinco pessoas de todas as idades, duas rapariguinhas, um bébé. Leio a data e computo: 1910. Portanto, forçosamente, todos eles já morreram, excepto talvez as raparigas e o bebé (agora duas senhoras e um senhor idosos)." - A Câmara Clara

Foto de Chusseau Flaviens.