sexta-feira, maio 19, 2006

Acendalhas # 1

"Deves saber que, desde os meus primeiros anos de juventude, não foi precisa muita experiência para me aperceber e elucidar acerca da inutilidade da vida e da estultícia dos homens, os quais, lutando permanentemente uns com os outros para obter prazeres que não dão satisfação e bens que de nada servem, suportando-se e originando-se mutuamente cuidados e males infinitos, que atormentam e são nocivos de verdade, quanto mais procuram a felicidade mais dela se afastam. Por estes motivos [...] decidi, sem dar aborrecimentos a ninguém, sem procurar, de modo nenhum, melhorar o meu modo de vida, e sem competir com ninguém por nenhum bem do mundo, viver uma vida apagada e tranquila; e, desenganado dos prazeres como de coisa que é negada à nossa espécie, não tive nehum outra preocupação senão a de me manter afastado do sofrimento. [...] E logo que pus em prática esta resolução, soube, por experiência, como é tolo pensar, quando se vive entre os homens, que se não ofendermos ninguem conseguimos evitar que os outros nos ofendam, e que, se condescendermos sempre espontaneamente e nos contentarmos em tudo com a mínima parte, conseguimos que respeitem o nosso espaço e que essa mínima parte não nos seja negada. Mas do incómodo dos homens livrei-me facilmente, afastando-me do convívio deles e entregando-me à solidão."

Giacomo Leopardi - Pequenas Obras Morais (Tradução de Margarida Periquito)