sexta-feira, maio 05, 2006

Grandes Aberturas # 24

Se eu quisesse, enlouquecia. Sei uma quantidade de histórias terríveis. Vi muita coisa, contaram-me casos extraordinários, eu próprio. . . Enfim, às vezes já não consigo arrumar tudo isso. Porque, sabe?, acorda-se às quatro da manhã num quarto vazio, acende-se um cigarro . . . Está a ver? A pequena luz do fósforo levanta de repente a massa das sombras, a camisa caída sobra a cadeira ganha um volume impossível, a nossa vida ... compreende? . . . a nossa vida, a vida inteira, está ali como . . . como um acontecimento excessivo . . . Tem de se arrumar muito depressa. Há felizmente o estilo. Não calcula o que seja? Vejamos: o estilo é um modo subtil de transferir a confusão e a violência da vida para o plano mental de uma unidade de significação.


Herberto Helder - Os Passos em Volta

3 Comments:

Blogger hmbf said...

Para mim é o melhor livro de Herberto Helder.

sábado, maio 06, 2006 3:54:00 da tarde  
Blogger JMS said...

Nem mais. Apesar de "Photomaton & Vox" ...

sábado, maio 06, 2006 10:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o unico poeta de ca do sec20 que rivaliza pessoa.(este comentario e historico:o primeiro fora do que continua sem duvida a ser o meu preferido:insonia do HMBF.
sem amiguismos :) pois nem de vista conheco o autor

domingo, maio 07, 2006 4:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home