domingo, setembro 17, 2006

Henri Michaux

AS MINHAS OCUPAÇÕES

Raramente consigo ver alguém sem lhe bater. Outros preferem
o monólogo interior. Eu não. Prefiro bater. Há pessoas que se sentam
à minha frente no restaurante e não dizem palavra, ficam aqui
um bocado, pois resolveram comer.
Cá está uma.
Agarro nela, zumba!
Volta a agarrá-la, zás!
Penduro-a no bangaleiro.
Despenduro-a.
Volto a pendurá-la.
Despenduro-a outra vez.
Ponho-a sobre a mesa, amasso-a e abafo-a.
Cago-lhe, mijo-lhe em cima.
Ela renasce.
Esfrego-a, estico-a (começo a enervar-me, tenho que
acabar com isto), amasso-a, aperto-a, reduzo-a e meto-a
no meu copo, atiro ostensivamente o conteúdo para o chão
e digo ao empregado: "Dê-me lá um copo mais limpo."
Mas sinto-me mal, pago rápido a conta e desando.

Tradução de Júlio Henriques