domingo, fevereiro 25, 2007

Carlos Bessa

RESTOS DA EXPANSÃO MARÍTIMA



As pequenas mentiras da falta de trocos
ou a roubalheira por entre ademanes
de perdulário: costumes de quem cedo
recebeu o corso em gestos e palavras.

Seduzem-me na pena que têm de si,
na alegria com que se elegem para centros
radiantes. Como os entendo e gosto
de ter à mesa. E não é por, às vezes,

num acaso de consciência, me rir
do logro ou do jogo aberto com que
iludem o medo, num carnaval todo
ele de catálogo. Chegam e dizem

eu, como se fosse um sol, e logo se
abre a estante da efabulação,
a que segue o índice de espécimes
a abater. Falam depois dos sucessos,

dos inimigos, dos que não os reconhecem.
Abrem portões e varandas onde escancaram
o que lhes falta, sem que por uma vez ouçam,
pois isso, isso seria uma capitulação.


in Dezanove Maneiras de Fazer a Mesma Pergunta, Teatro de Vila Real, 2007.

6 Comments:

Blogger manuel a. domingos said...

José Miguel Silva, Rui Pires Cabral e Carlos Bessa: três poetas que me dão uma ponta do caraças quando os leio

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

num carnaval todo
ele de catálogo.
__________

tão o'neilliano.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tão o'neilliano = tão bom.

e por falar em tão bom, agora que se aproxima a primavera, qu'é d'a-horta? :)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 12:18:00 da tarde  
Blogger JMS said...

Não me fale nisso, é uma vergonha. A única coisa que a distingue de um baldio, neste momento, são 4 mirrados pés de alho francês e um canteiro de ervas aromáticas. Não há tempo para mais, hélas!

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 1:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

4 pés de alho francês e um molhinho de ervas aromáticas é bastante torga.

(e agora calo-me)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 6:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Miguel,

Vale a pena cá vir. Raramente me desiludo. E também gosto dos comentários "alexandrinos". São acima da média dos comentários merdosos ou pretensios0s dos blogues.
O Bessa é dos meus preferidos.Olá Carlos!
Eles dizem "eu" como quem diz "sol"? Eu diria até que eles dizem "eu" como quem diz um cometa!
Obrigada pelo "meu" Bergman.
Vou ler mais para baixo, para ficar "infectada". Então o "Macbeth"?

Abraço, man.

Sou quem sabes maria alice

terça-feira, março 06, 2007 2:32:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home