sábado, setembro 23, 2006

Diógenes, o Cínico

"Perguntaram-lhe um dia em que lugar da Grécia tinha visto homens bons, respondeu: Homens bons não vi em parte nenhuma, mas vi crianças na Lacedemónia.

Admirava-se dos escravos que vendo a voracidade dos seus amos, nada furtavam da comida.

Clamando numa ocasião: Homens, homens, acudiram vários, mas ele dispersou-os à paulada proferindo: Pedi homens, não excrementos!

Estando um dia a apanhar sol no Cranion, Alexandre acercou-se dele e disse-lhe: Pede-me o que quiseres. Respondeu-lhe: Não me faças sombra.

Dizendo-lhe também outro: Os Sinopenses condenaram-te ao desterro, respondeu: E eu condenei-os a lá ficarem.

Atribui-se-lhe por vezes o seguinte: Platão, que o viu lavar uma salada, aproximou-se e disse-lhe suavemente: Se tivesses sido amável com [o tirano] Dionísio, não lavarias salada. Diógenes respondeu-lhe no mesmo tom: E tu, se tivesses lavado salada, não terias sido escravo de Dionísio.
A um homem que se lhe dizia que toda a gente se ria dele, respondeu: E se calhar também os burros se riem dessa gente toda, mas nem eles prestam atenção aos burros, nem eu a eles. "


In, Diógenes, o Cínico, Farândola, 1990.
Tradução de Pedro Joffre

7 Comments:

Blogger n. said...

ou o cão

domingo, setembro 24, 2006 7:46:00 da tarde  
Blogger hfm said...

Gostei de ler.

terça-feira, setembro 26, 2006 4:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E Platão embatucou. Fantástico

sexta-feira, setembro 29, 2006 3:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh! Não foi Atipos se referindo ao prato de lentilhas?! No episódio com Platão e as salada?!

segunda-feira, fevereiro 09, 2009 7:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Descupe-me, quero dizer: Arístipos no episódio do prato de lentilhas.
Gracias!

segunda-feira, fevereiro 09, 2009 7:58:00 da tarde  
Anonymous Allicia Cabral said...

Ótima opção de leitura...

quarta-feira, julho 13, 2011 2:11:00 da manhã  
Blogger GPC said...

- Pede-me o que quiseres!
- Peço-te que não me tires o que não me podes dar. (referia-se ao sol que Alexandre por casualidade que estava a tapar)

quarta-feira, janeiro 25, 2012 12:21:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home